Planejamento financeiro no empreendedorismo: como fazer?

Planejamento financeiro no empreendedorismo: como fazer?

O número de novas empresas bateu recorde no país. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, o Brasil registrou 1,2 milhão de novos negócios no primeiro semestre de 2018, o maior número para o período desde 2010, quando teve início a série. Mas o que parece um sinal de recuperação da economia, tem muito a ver com a crise. Isso porque muitas pessoas que perderam seu emprego, resolveram empreender. Mas para isso é preciso planejamento financeiro para que a organização não termine antes de começar.

E é sobre educação financeira que precisamos falar. Acontece que esse movimento não tem a ver com a confiança maior no futuro da economia e sim é consequência da crise. Na comparação com o primeiro semestre de 2017, que surgiram 1,1 milhão de novos empreendedores, o aumento foi de 10,5%. Fazia pelo menos oito anos que não nascia tanta empresa no Brasil. Nesse cenário, é preciso atentar para o risco, pois muita gente abre um negócio sem planejar e acaba se endividando.

Separe bem a ideia de empreender e aventurar. A diferença mais importante é que o empreendedor planeja e faz acontecer. Já o aventureiro é aquele que tem uma ideia, não planeja e faz com que o índice de encerrar a empresa antes de 5 anos esteja perto de oito a cada dez empresas que abrem.

Os mercados hoje estão altamente competitivos e o que muitos esquecem é que a sobrevivência de uma nova organização não está relacionada apenas à tecnologia e inovação, tendo relação direta com o controle financeiro. Finanças é extremamente importante no processo de empreender e merece uma dedicação especial. A área está totalmente relacionada a outros setores internos como compras, estoques, marketing, recursos humanos... Por isso trabalhar com planejamento orçamentário e equilíbrio das finanças é crucial para o sucesso de seu empreendimento.

Vou te ajudar! Listo aqui em tópicos um breve passo a passo para planejar suas finanças e tocar uma gestão que te leve ao sucesso:

- Tenha uma visão sobre a condição financeira da sua empresa antes de colocá-la no mercado;

- Comece o orçamento pela projeção de vendas, e de forma bem racional;

- Projete os gastos inerentes a esta projeção de vendas;

- Coloque tudo no papel ou, melhor, em planilhas!

- Tenha outras alternativas e cartas na manga. Planejar também é projetar cenários distintos!

- Planejamento é importante sim, mas execução é mais ainda. Arregace as mangas e mãos à obra!

Calma lá que tem mais! A partir dessa semana faremos uma série especial sobre finanças e planejamento no empreendedorismo. As dicas rápidas acima são só uma pitada do que está por vir, isso porque vou me aprofundar em cada uma delas levando o conteúdo para você! Quer saber mais, receber essas informações e ainda estar na frente de seu concorrente? Clique aqui e receba nossas dicas por e-mail!

Valeu e boa sorte!

Cursos recomendados

Controles Financeiros

Controles Financeiros

Neste curso é detalhado como deve ser organizado os controles financeiros para que o participante...

Conheça o curso
Mande no $eu Dinheiro

Mande no $eu Dinheiro

O curso desmistifica a complexidade das finanças, tornando a gestão financeira pessoal acessível ...

Conheça o curso

Comentários (0)

Deixe um comentário